quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O preço das coligações


Todos nós estamos vendo as quedas dos Ministros da presidenta Dilma. Muitos ficam culpando a presidenta. Eu  não vejo essas quedas como um fato ruim e nem de culpa da presidenta, muito pelo contrário, acho bom, pois a cada um que cai é mais um político brasileiro queimado.
Mas o grande problema de tudo são as alianças feitas em época de eleição. Em busca de votos os partidos que lançam candidatos ficam formando as coligações em busca dos votos e de tempo na mídia. Com isso os partidos medianos e pequenos fazem um verdadeiro leilão. Quem oferecer mais (cargos) em troca receberá o apoio destes. É assim que funciona nas campanhas eleitoras, de presidente a vereador da menor cidade do país.
Infelizmente é assim que funciona e é assim que se ganha eleição. Quem souber articular melhor essas alianças vencem as eleições. Foi assim que ocorreu nas eleições para governador e senadores na Paraíba. No início tudo se caminhava para Zé Maranhão, Vital e Wilson vencerem, mas Cássio e Ricardo, mesmo sendo de ideologias bem diferentes, se uniram e um ajudou ao outro a vencer.
Como conseqüência dessa união apenas eleitoreira (como todas são) o governo de Ricardo sofre com uma oposição de apenas meia dúzia de deputados estaduais. É notório o distanciamento dos governistas do DEM e PSDB referente ao PSB do governador. O pior é que à medida que o tempo passa as coisas só tendem a piorar para o Governador Ricardo Coutinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela participação